sexta-feira, 22 de agosto de 2008

NA SEGUNDA VOLTAMOS COM TUDO!

~~
Thadeu e Prado
~~

Poemas Escolhidos

“E de gargalo em gargalho tiro o Poe dos sentidos” (OSS) *
Curitiba - Dezembro de 1985


*OSS:

Antonio Thadeu Wojciechowski,

Roberto Prado,

Marcos Prado,

Edílson Del Grossi


em


O CORVO [Edgar Allan Poe]


[...]
Dois toques na porta.
Eu, com um copo a mais, tive a nítida impressão:
“um estúpido corvo bate à minha porta.
Só pode ser isso, nada mais.”

“Agüenta as pontas um pouco mais.”
Berrei feito um possesso,
mas sem ignorar O Processo
que me acelerava o coração,
me enervando ainda mais.

Matando medo a grito,
meto a mão na maçaneta
e só a noite testemunha o que fui capaz.
“Deixar o bem ouvido pelo maldito?
Isso nunca, jamais.”

Volta a tomar conta de mim a infeliz,
dor infinita menor que minha cicatriz.
“Este coração é aquela que aqui jaz.”
Tranco a porta. “Era tentação,
nem menos, nem mais.”

Tranquilamente minha alma se incendeia

“Agora já é demais.
Só pode ser alguém que me odeia.”
A resposta vem com o vento:
- A cortina só modula meus sinais.

Escancaro a janela e a casa cai.
“Isso não vai ficar assim.”
Abrindo as asas sobre mim,
com jeito de quem não volta atrás,
o corvo foi longe demais.

Trazendo desaforo para minha casa,
o estorvo fedorento e sem compostura,
pousado sobre o ontem dos jornais,
sem vacilar, na maior cara dura,
abre o bico, se apresenta: “Nunca Mais.”

“Essas coisas só acontecem comigo.”
Resmunguei já muito loquaz.
Só porque exagero na dose
ninguém acredita quando digo
que o corvo disse nunca mais.

O corvo repetiu com tamanha fé,
que desconfiar nunca é demais.
“Depois de tanto amigo sacana,
te expulso também a pontapé?”
E o descarado: “nunca mais.”

Ao ouvir palavras tão certeiras,
recordei os bons tempos de rapaz.
“Eu também já fui assim, ô chupim,
eco de todas as besteiras.”
E ele, na tampa: “nunca mais.”
[...]
“Por que dou asas a tanto azar?”
Indago o meu mal passado a sangrar
Pensando fazer-lhe pena com meus ais.
“Tornarei a vê - la no momento azado?”
E o corvo com muita pena:"nunca mais.”
[...]

~~

Nenhum comentário: