Bigorrilho é o nome de um bairro da cidade de Curitiba, que possui várias lendas sobre o seu nome . Vamos ler algumas lendas abaixo.
Lenda da Cigana Bigorrilha
Em Curitiba do século dezenove, havia uma cigana vidente, que tinha o apelido de Bigorrilha. Pois, em sua casa existiam vários pássaros deste nome em muitas gaiolas . Diz a lenda que ela fazia serviços de curandeira e os pagamentos dos seus clientes eram combinados assim: metade o freguês pagava antes e a outra metade, depois . Quando um cliente era curado e se negava a pagar o resto, a cigana transformava a pessoa em um pássaro chamado bigorrilho e trancava esta criatura em uma gaiola .
Um certo dia, uma senhora falida estava com o filho muito doente consultou a cigana e pagou a primeira metade em dinheiro antes que a criança sarasse . Depois o garoto sobreviveu e a sua mãe disse à vidente que não teria como pagar o resto . Com medo de virar pássaro, esta senhora ofereceu um loteamento para a vidente e esta terra foi batizada de Bigorrilho .
Lenda do Bordel da Bigorela
Em Curitiba, do século dezenove, havia uma casa da luz vermelha, cuja dona se chamava Bigorela .
Neste bordel, havia um pianista que tocava uma música chamada Bigorrilho nas aberturas dos espetáculos. A letra da música, de autor desconhecido*, é esta :
Lá em casa tinha um bigorrilho
Bigorrilho fazia mingau
Bigorrilho foi quem que me ensinou
A tirar o cavaco do pau
Trepa Antônio
Siri tá no pau
Eu também sei tirar
O cavaco do pau
Dona Dadá
Dona Didi
Seu marido entrou aí!
Ele tem que sair.
Ele tem que sair.
A lenda conta, também, que um certo dia um idoso rico se apaixonou pela Bigorela, faleceu logo e deixou como herança um loteamento, que foi batizado de Bigorrilho.
Lenda do Seminarista
Também existe a história de um seminarista, vizinho do bordel, que se apaixonou por uma das dançarinas e construiu um túnel secreto que ligava o lupanar até o seminário. Falam que este túnel ainda existe naquela região.
E você, leitor, sabe de mais alguma lenda do bairro Bigorrilho ?
~~
Por Luciana do Rocio Mallon
~~
~~~~~~
~~
* Provavelmente, o pianista tocava o tema folclórico que inspirou Pixinguinha, Donga e Mauro de Almeida a compor O Malhador; que por sua vez, levou Sebastião Gomes, Paquito e Romeu Gentil a escrever Bigorrilho, que só foi lançada em 1964. (R.Q.)
~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário