quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PUNHOBOL?!

~~

Esportes Estranhos:
no punhobol, o Brasil faz bonito.

O Punhobol, é um dos esportes mais antigos do mundo. A primeira citação histórica do jogo foi feita por um Imperador de Roma do século dois da era cristã e por volta de 1900 um alemão, George Heinrich, criou as regras atuais. Na verdade, o esporte é uma espécie de voleibol de campo, jogado em um campo de grama, com cinco jogadores de cada lado. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas com o antebraço.

Foram imigrantes alemães que levaram o esporte para a África do Sul e América do Sul, onde o Punhobol também passou a ser praticado. No Brasil o esporte é praticado basicamente na região sul, em função dos descendentes de imigrantes alemães.

Hoje no Brasil são disputadas copas e campeonatos em todas as categorias e no último Campeonato Mundial de Punhobol entre Seleções, em 2007, a Áustria foi a campeã. O Brasil, que havia ganho os dois últimos (em 1999 e 2003), foi vice.
Entre nós, o clube com mais títulos mundiais é a Sogipa, de Porto Alegre, nove vezes campeã mundial no masculino e uma no feminino.

Há dois anos atrás, Curitiba, cidade onde moro, foi o palco da grande final do Campeonato Mundial Interclubes de Punhobol Feminino. A equipe do Duque de Caxias (PR) enfrentou o Schneverdingen, da Alemanha. O jogo foi duro e a torcida estava dividida, pois as jogadoras alemãs eram muito bonitas e alguns gaiatos brasileiros debandaram para o lado das tedescas aos gritos de “Barbie!!! Barbie!!!” No final deu Brasil, deu Curitiba, deu Bacacheri, Campeão Mundial de Punhobol de clubes 2007.

Um dos maiores clássicos do esporte no Brasil podia ser visto do apartamento do poeta Thadeu Wojciechowski, que dava para o campo do clube Concórdia, em Curitiba, e não foram poucas as vezes em que vimos da sua janela o périplo Concórdia x Duque de Caxias, encantados com a plástica do jogo.
~~
Por Rodrigo Barros
~~

Um comentário:

polacodabarreirinha disse...

Renato, que ótima lembrança! A Paola, minha filha, com esse esporte me deu grande alegria. Vencendo o sul americano e em cima dos argentinos. Rererererere. Maravilha, né?

abração