quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

6 DE DEZEMBRO DE 1969

~~
Gimme Shelter (1971, documentário, 90 min.)

Direção: David Maysles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin
Produção: Ronaldo Schneider
Produtora: Cinema V

Elenco e Participações: the Rolling Stones, Ike & Tina Turner, The Jefferson Airplane.

Após o termino da excursão americana em '69, os Rolling Stones oferecem um concerto gratuito que acabou sendo realizado em Altamont Raceway, um autódromo utilizado para corridas de demolição perto de San Francisco no dia 06 de Dezembro. Contratou os irmãos Albert e David Mayles para filmar o evento e como em Hyde Park, os Stones utilizam os serviços dos Hell's Angels como segurança. A diferença entre os Hell's Angels da sua filiação londrina presentes em Hyde Park na mesma função, para os Hells Angels de sua matriz americana é registrada na memória de todos que estavam no concerto naquele sábado. O filme não registra a quinta parte do que se passou em Altamont. Porem registrou algumas cenas grotescas por parte da segurança do evento.

O filme narra a problemática de onde realizar o festival quando a banda aunciou o show gratuito antes mesmo de fechar contrato com um local. Quando finalmente foi decido levar o evento para Altmont, os organizadores tinham cerca de 78 horas para montar toda a estrutura para receber a legião de fãs que chegavam. A falta de infraestrutura em conjunção a má escolha dos seguranças resultaram na morte de quatro pessoas durante a realização do festival. Atrações incluiram Jefferson Airplane encerram seu set depois de o cantor Marty Balin ser agredido por um dos seguranças com um taco de sinuca, o cantor tendo que ser retirado do palco desmaiado. Ike & Tina Turner, oferecem uma espetacular versão para "I've Been Loving You Too Long" que ganhou mutos comentários pela maneira que Tina manuseia o microfone.

Os Stones que chegam de helicóptero alheios ao que está acontecendo, fizxeram um set que incluiu entre outras, Jumpin' Jack Flash, Carol (Chuck Berry), Sympathy For The Devil, Midnight Rambler, Under My Thumb, Gimmie Shelter e Honky Tonk Woman. É durante "Under My Thumb," que os eventos marcam definitivamente a história desse festival, quando um rapaz negro e armado, acompanhado por com uma loira vistosa, seria assassinado. Foi tudo tão rápido mas alguém da equipe de filmagem conseguiu registrar parte da cena. No final do filme os Stones em um estúdio e você, o publico em casa, assiste tudo em câmara lenta e opina. A conclusão da maioria é que o evento serviu como exemplo de organização apressada e extremamente falha. De fato os Stones rapidamente passaram de uma banda cujas apresentações continham atrasos de até quatro horas para se tornarem uma banda modelo de organização para os outros grupos e ao "show business" em geral.

Fonte: vidademusico.vilabol.uol.com.br

~~

Nenhum comentário: