sábado, 31 de janeiro de 2009
CARAS AMIGAS, PREZADOS PARCEIROS!
~~
Todo mundo que conheço já tirou férias.
Ou pelo menos foi pra praia, uma vez ou outra.
Agora, chegou a minha vez.
A partir deste momento,
este espaço entra em recesso absoluto.
Vou descansar um pouco
e retorno dia 9 de fevereiro.
A não ser que... ~~
~~
Abraço a todos!!!
Ou pelo menos foi pra praia, uma vez ou outra.
Agora, chegou a minha vez.
A partir deste momento,
este espaço entra em recesso absoluto.
Vou descansar um pouco
e retorno dia 9 de fevereiro.
A não ser que... ~~
~~
Abraço a todos!!!
~~
WILD ROVER!
~~
I've been a wild rover for many's the year
I've spent all me money on whiskey and beer
But now I'm returning with gold in great store
And I never will play the wild rover no more
And it's No, Nay, never,
No, nay never no more
Will I play the wild rover,
No never no more
I went in to an alehouse I used to frequent
And I told the landlady me money was spent
I asked her for credit, she answered me nay
Such a customer as you I can have any day
And it's No...
I took up from my pocket, ten sovereigns bright
And the landlady's eyes opened wide with delight
She says "I have whiskeys and wines of the best
And the words that you told me were only in jest"
And it's No...
I'll go home to my parents, confess what I've done
And I'll ask them to pardon their prodigal son
And, when they've caressed me as oft times before
I never will play the wild rover no more
And it's No...
(traditional)
~~
I've spent all me money on whiskey and beer
But now I'm returning with gold in great store
And I never will play the wild rover no more
And it's No, Nay, never,
No, nay never no more
Will I play the wild rover,
No never no more
I went in to an alehouse I used to frequent
And I told the landlady me money was spent
I asked her for credit, she answered me nay
Such a customer as you I can have any day
And it's No...
I took up from my pocket, ten sovereigns bright
And the landlady's eyes opened wide with delight
She says "I have whiskeys and wines of the best
And the words that you told me were only in jest"
And it's No...
I'll go home to my parents, confess what I've done
And I'll ask them to pardon their prodigal son
And, when they've caressed me as oft times before
I never will play the wild rover no more
And it's No...
(traditional)
~~
Perfume!
~~
Ao olfato cabe o específico
Detectar do aroma exato.
Na memória, um objeto explícito
Ganha cor, gosto, som e tato.
Se na mente o odor não está contido,
É natural que gere uma química fascinante
E o organismo vibre em busca do sentido
Que, fluido, foge à razão volatizante.
Mais do que esse poema, o perfumista diz:
“Do profundo abismo ao inascessível penhasco,
Colhi o que está bem debaixo do seu nariz:
A natureza, em corpo e alma, neste frasco!”
Antonio Thadeu Wojciechowski e Marcos Prado
~~
Ao olfato cabe o específico
Detectar do aroma exato.
Na memória, um objeto explícito
Ganha cor, gosto, som e tato.
Se na mente o odor não está contido,
É natural que gere uma química fascinante
E o organismo vibre em busca do sentido
Que, fluido, foge à razão volatizante.
Mais do que esse poema, o perfumista diz:
“Do profundo abismo ao inascessível penhasco,
Colhi o que está bem debaixo do seu nariz:
A natureza, em corpo e alma, neste frasco!”
Antonio Thadeu Wojciechowski e Marcos Prado
~~
A POESIA!
Essa angústia de fazer o melhor,
Essa saudade daquilo que não tive,
Um bom poema sempre sabe decor,
Na ponta da língua, o som que o motive
A fazer da dor apenas um out-door,
Onde em letras garrafais sobrevive
Toda emoção feita de sangue, suor
E lágrimas, que o coração exige,
Pra se sentir vivo dentro do peito.
Mas se o poema não diz a que veio
Então não deveria nem ter nascido,
Já que a alma, espelho da beleza,
Não será, não é e nem terá sido
A expressão real da sua natureza!
Antonio Thadeu Wojciechowski
~~
MELHORES MOMENTOS!
~~
Terça-feira, 11 de Dezembro de 2007
~~POLACO DA BARREIRINHA, O THADEU, ENTREVISTA SÉRGIO VIRALOBOS
~~
Quinta-feira, Novembro 03, 2005
Sérgio, conte para nós onde, como, quando e por que você nasceu ?
Nasci em Curitiba, em 11 fevereiro de 1961 (meu filho nasceu no mesmo dia que eu, não no mesmo ano, é claro). Por que nasci ? Juro, é sério, não sei, se for pessimista direi: um zero à esquerda do cem, se fosse otimista diria: um aquário onde nada-se bem.
O que mais te marcou na infância ?
Meu pai é militar, aposentou-se como general, e essa circunstância me levou a diversas mudanças pelo Brasil afora. Até os 14 anos já tinha morado em Curitiba, Itu (SP), Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Isso me deu uma visão menos provinciana da vida, o que muito me valeu quando voltei para Curitiba, aos 17 anos.
Como você definiria a passagem de sua infância para a juventude ?
Aos 15 anos de idade, eu estudava no Colégio Objetivo, em Brasília. O professor de Literatura faltou e foi substituído por um outro cara genial, que nos apresentou um poema concretista de Augusto dos Campos: “Cidade City Cité”. Depois de espantar-nos dizendo que aquilo era uma poesia, o professor substituto induziu-nos a decifrar o significado daquela palavra gigantesca. A partir desse dia, resolvi, no inconsciente, que queria ser poeta.
Como foi o início da Contrabanda e como você avalia aquele período ?
A Contrabanda surgiu em 1982 e seus integrantes eram Ferreira, o principal compositor, Rodrigo, o vocalista carismático, Walmor e Foguinho, os músicos de verdade, Renato Incesto, nosso Sid Vicious particular, Fernando Tupan, o irmão mais esperto de Malcom McLaren e esse que vos fala. Nossa primeira apresentação foi no Festival de Música da Escola Técnica: acontece que o Tupan participava do diretório da dita escola e através de palpites sutis, conseguiu que escalassem para o júri do Festival o Thadeu, escritor deste blog, e o artista plástico Rettamozo, comparsas nossos de longa data. Através deste engenhosos artifício ganhamos – justamente, diga-se de passagem – todos os prêmios disponíveis do Festival. Prêmios esses que consumimos, na mesma noite, numa grande festa comandada por nossos amigos jurados. Depois desse começo auspicioso, precisávamos de um lance ainda mais espetacular, para firmar definitivamente nossa marca no mercado. Naquele ano, a new wave tinha acabado de ir para o saco, e a nova moda londrina era o new romantic. Sem pestanejar, obedecemos às ordens da matriz e montamos um show no mini-auditório do Teatro Guairá, chamado “Por Um Novo Incêndio Romântico”, dirigido pelo cineasta Fernando Severo. Para nossa surpresa, tivemos lotação esgotada em todas as noites e, a partir daí, foi uma série de apresentações no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. O show que fizemos no Circo Voador foi, possivelmente, a melhor apresentação da Contrabanda e a repercussão foi tão boa que quase ficamos por lá mesmo. No entanto, voltamos e resolvemos montar um grande show no grande auditório do Teatro Guairá. Até hoje, faço o possível para esquecer daquela noite horrível, regada a barbitúricos e conhaque. No dia seguinte, reunimos o grupo e propusemos a dissolução. Essa sábia decisão nos jogou numa depressão de 6 meses que culminou no desembarque do movimento punk em Curitiba.
Você leu a entrevista do Rodrigão aqui no blog, concorda com ele quando diz que foi bom ter acabado a Contrabanda ?
Concordo, a Contrabanda foi uma experiência tão bem sucedida que não resistiu a seu primeiro fracasso. Se os seus antigos integrantes tivessem coragem de fazer um único show de revival, todos poderiam ver que a Contrabanda, com toda sua inconseqüência juvenil, hoje é melhor do que o Beijo AA Força e o Maxixe Machine juntos. Talvez seja por isso que nunca conseguimos nos reunir novamente. Se eles quiserem, estou à disposição, é só marcar a data e o local do duelo.
Quando a Contrabanda acabou, por que você não foi nem para o Beijo AA Força e nem para o Maxixe Machine ?
A campanha de desinformação histórica do Beijo AA Força foi tão bem feita, que nem você, que é um dos meus melhores amigos, lembra que fui eu que criei o BAAF, junto com Renato Incesto e Rodrigão (inclusive o nome do grupo é meu). Durante o ano de 1984, participei de vários shows, como o do Operário, que inaugurou oficialmente o punk rock em Curitiba. Quando vi que o BAAF estava indo pelo mesmo caminho da Contrabanda, ou seja, o afundamento progressivo em solo curitibano, resolvi parar de perder tempo e mudei radicalmente de vida: casei com Ana Viralobos e me mudei para Manaus. Quanto ao Maxixe, apareceu anos depois, acho que estava morando em Cascavel, e já tinha me desinteressado completamente dessas atividades artísticas. Ressalte-se que, desde então, continuo a escrever letras de música para o BAAF, mais, e Maxixe, menos.
Você foi um punk ? Ou apenas um simpatizante ?
Fui punk até a gelatina da medula e estou certo que continuo sendo. Sábado último estava assistindo, aqui em São Paulo, ao MC5, banda proto-punk de Detroit, com o mesmo fervor de sempre e sempre.
~~
Nasci em Curitiba, em 11 fevereiro de 1961 (meu filho nasceu no mesmo dia que eu, não no mesmo ano, é claro). Por que nasci ? Juro, é sério, não sei, se for pessimista direi: um zero à esquerda do cem, se fosse otimista diria: um aquário onde nada-se bem.
O que mais te marcou na infância ?
Meu pai é militar, aposentou-se como general, e essa circunstância me levou a diversas mudanças pelo Brasil afora. Até os 14 anos já tinha morado em Curitiba, Itu (SP), Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Isso me deu uma visão menos provinciana da vida, o que muito me valeu quando voltei para Curitiba, aos 17 anos.
Como você definiria a passagem de sua infância para a juventude ?
Aos 15 anos de idade, eu estudava no Colégio Objetivo, em Brasília. O professor de Literatura faltou e foi substituído por um outro cara genial, que nos apresentou um poema concretista de Augusto dos Campos: “Cidade City Cité”. Depois de espantar-nos dizendo que aquilo era uma poesia, o professor substituto induziu-nos a decifrar o significado daquela palavra gigantesca. A partir desse dia, resolvi, no inconsciente, que queria ser poeta.
Como foi o início da Contrabanda e como você avalia aquele período ?
A Contrabanda surgiu em 1982 e seus integrantes eram Ferreira, o principal compositor, Rodrigo, o vocalista carismático, Walmor e Foguinho, os músicos de verdade, Renato Incesto, nosso Sid Vicious particular, Fernando Tupan, o irmão mais esperto de Malcom McLaren e esse que vos fala. Nossa primeira apresentação foi no Festival de Música da Escola Técnica: acontece que o Tupan participava do diretório da dita escola e através de palpites sutis, conseguiu que escalassem para o júri do Festival o Thadeu, escritor deste blog, e o artista plástico Rettamozo, comparsas nossos de longa data. Através deste engenhosos artifício ganhamos – justamente, diga-se de passagem – todos os prêmios disponíveis do Festival. Prêmios esses que consumimos, na mesma noite, numa grande festa comandada por nossos amigos jurados. Depois desse começo auspicioso, precisávamos de um lance ainda mais espetacular, para firmar definitivamente nossa marca no mercado. Naquele ano, a new wave tinha acabado de ir para o saco, e a nova moda londrina era o new romantic. Sem pestanejar, obedecemos às ordens da matriz e montamos um show no mini-auditório do Teatro Guairá, chamado “Por Um Novo Incêndio Romântico”, dirigido pelo cineasta Fernando Severo. Para nossa surpresa, tivemos lotação esgotada em todas as noites e, a partir daí, foi uma série de apresentações no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. O show que fizemos no Circo Voador foi, possivelmente, a melhor apresentação da Contrabanda e a repercussão foi tão boa que quase ficamos por lá mesmo. No entanto, voltamos e resolvemos montar um grande show no grande auditório do Teatro Guairá. Até hoje, faço o possível para esquecer daquela noite horrível, regada a barbitúricos e conhaque. No dia seguinte, reunimos o grupo e propusemos a dissolução. Essa sábia decisão nos jogou numa depressão de 6 meses que culminou no desembarque do movimento punk em Curitiba.
Você leu a entrevista do Rodrigão aqui no blog, concorda com ele quando diz que foi bom ter acabado a Contrabanda ?
Concordo, a Contrabanda foi uma experiência tão bem sucedida que não resistiu a seu primeiro fracasso. Se os seus antigos integrantes tivessem coragem de fazer um único show de revival, todos poderiam ver que a Contrabanda, com toda sua inconseqüência juvenil, hoje é melhor do que o Beijo AA Força e o Maxixe Machine juntos. Talvez seja por isso que nunca conseguimos nos reunir novamente. Se eles quiserem, estou à disposição, é só marcar a data e o local do duelo.
Quando a Contrabanda acabou, por que você não foi nem para o Beijo AA Força e nem para o Maxixe Machine ?
A campanha de desinformação histórica do Beijo AA Força foi tão bem feita, que nem você, que é um dos meus melhores amigos, lembra que fui eu que criei o BAAF, junto com Renato Incesto e Rodrigão (inclusive o nome do grupo é meu). Durante o ano de 1984, participei de vários shows, como o do Operário, que inaugurou oficialmente o punk rock em Curitiba. Quando vi que o BAAF estava indo pelo mesmo caminho da Contrabanda, ou seja, o afundamento progressivo em solo curitibano, resolvi parar de perder tempo e mudei radicalmente de vida: casei com Ana Viralobos e me mudei para Manaus. Quanto ao Maxixe, apareceu anos depois, acho que estava morando em Cascavel, e já tinha me desinteressado completamente dessas atividades artísticas. Ressalte-se que, desde então, continuo a escrever letras de música para o BAAF, mais, e Maxixe, menos.
Você foi um punk ? Ou apenas um simpatizante ?
Fui punk até a gelatina da medula e estou certo que continuo sendo. Sábado último estava assistindo, aqui em São Paulo, ao MC5, banda proto-punk de Detroit, com o mesmo fervor de sempre e sempre.
~~
RUBENS K. ESCREVEU:
~~
Ei Frank, você deveria estar morto. Sim, Frank deveria estar morto. Na verdade todos nós deveríamos estar mortos, mas não morremos. Ninguém morre nesta merda de lugar. Assim os cemitérios continuam vazios - mas de alguma maneira eles sempre foram vazios, ou não? Voltando a Frank: Frank, seu infeliz, você só tinha de fazer o que eu te falei. Era só isso, nada mais. Você e essa mania de mudar as coisas a sua maneira. Frank, você é muito estúpido. Dois estampidos. Acertaram direto no peito. Frank foi jogado pra trás com o impacto. Depois caiu, solene, no chão sujo da lanchonte do Yin Ling. Ling, seu desgraçado! Limpe essa merda toda. Depois me traga dois ovos cozidos e uma porção de arroz com purê de abóbora e um belo e suculento filé, nada de carne de cavalo, seu filho da mãe! Só ele poderia sentir fome depois de matar um homem, e não era um qualquer. Era Frank. Ann entrou vestida de preto, um vestido muito curto e bonito que ficava muito bem naquele corpo. Ficou em pé ao lado do cadáver de Frank. Parecia estar rezando, ou alguma coisa parecida. Então ela levantou o vestido e começou a se masturbar. Todos ficaram constrangidos. Tom estava ali. Tom havia matado Frank. Tom matou Frank porque ele não matou Ann, ao contrário, ele começou a foder Ann, que é a mulher do Tom, que é o chefe por aqui. Tem momentos que a vida parece não valer merda nenhuma. Esse é um deles.
~~
Frank
Ei Frank, você deveria estar morto. Sim, Frank deveria estar morto. Na verdade todos nós deveríamos estar mortos, mas não morremos. Ninguém morre nesta merda de lugar. Assim os cemitérios continuam vazios - mas de alguma maneira eles sempre foram vazios, ou não? Voltando a Frank: Frank, seu infeliz, você só tinha de fazer o que eu te falei. Era só isso, nada mais. Você e essa mania de mudar as coisas a sua maneira. Frank, você é muito estúpido. Dois estampidos. Acertaram direto no peito. Frank foi jogado pra trás com o impacto. Depois caiu, solene, no chão sujo da lanchonte do Yin Ling. Ling, seu desgraçado! Limpe essa merda toda. Depois me traga dois ovos cozidos e uma porção de arroz com purê de abóbora e um belo e suculento filé, nada de carne de cavalo, seu filho da mãe! Só ele poderia sentir fome depois de matar um homem, e não era um qualquer. Era Frank. Ann entrou vestida de preto, um vestido muito curto e bonito que ficava muito bem naquele corpo. Ficou em pé ao lado do cadáver de Frank. Parecia estar rezando, ou alguma coisa parecida. Então ela levantou o vestido e começou a se masturbar. Todos ficaram constrangidos. Tom estava ali. Tom havia matado Frank. Tom matou Frank porque ele não matou Ann, ao contrário, ele começou a foder Ann, que é a mulher do Tom, que é o chefe por aqui. Tem momentos que a vida parece não valer merda nenhuma. Esse é um deles.
~~
olhos da solidão
~~
estranho
esse sujeito
que vi
na rua
não existiria
se eu
não o tivesse
visto
engraçado
esse sonho
eu só
existir
aos olhos
daquele
sujeito
estranho
Marcos Prado
~~
estranho
esse sujeito
que vi
na rua
não existiria
se eu
não o tivesse
visto
engraçado
esse sonho
eu só
existir
aos olhos
daquele
sujeito
estranho
Marcos Prado
~~
pérolas
~~
Buda falou e disse
quando disse
que tudo é ilusão.
Jesus ensinou
que aqui a coisa só anda
a golpes de perdão.
Vazio ou cheio,
o caminho de Tao
é mais no meio.
Foi aí que me vi sozinho,
com essa chuva de pérolas
batendo no meu focinho.
Roberto Prado
~~
Buda falou e disse
quando disse
que tudo é ilusão.
Jesus ensinou
que aqui a coisa só anda
a golpes de perdão.
Vazio ou cheio,
o caminho de Tao
é mais no meio.
Foi aí que me vi sozinho,
com essa chuva de pérolas
batendo no meu focinho.
Roberto Prado
~~
Solitário
~~
Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta
Por trás dos ermos túmulos um dia
Eu fui refugiar-me à tua porta
Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos conforta
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta
Mas tu não vieste ver minha desgraça
E eu saí como quem tudo repele
Velho caixão a carregar destroços
Levando apenas na tumbal carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!
Augusto dos Anjos ( 1886-1914)
~~
Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta
Por trás dos ermos túmulos um dia
Eu fui refugiar-me à tua porta
Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos conforta
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta
Mas tu não vieste ver minha desgraça
E eu saí como quem tudo repele
Velho caixão a carregar destroços
Levando apenas na tumbal carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!
Augusto dos Anjos ( 1886-1914)
~~
a vingança do povão
~~
tenho fome
da carne que não comi
pena
dos ossos que roí
rato assado
você acha bão
rato assado
você acha bão
sabe o que é cheirar linguiça
e ter que lamber sabão
POVO:
thadeu,
cobaia,
edilson,
edson,
marcos prado
e bira!
~~
tenho fome
da carne que não comi
pena
dos ossos que roí
rato assado
você acha bão
rato assado
você acha bão
sabe o que é cheirar linguiça
e ter que lamber sabão
POVO:
thadeu,
cobaia,
edilson,
edson,
marcos prado
e bira!
~~
acabou-se tudo
~~
baby, o gás acabou
baby, cortaram a luz
baby, cortaram a água
vamos pedir pra Jesus
baby, pule a cerca
baby, costure pra fora
baby, rode a bolsinha
enquanto eu peço esmola
baby, pegue quatro tijolos
e a grelha do fogão
vamos fazer um miojo-lámen
e pro nenê um pirão
Marcos Prado e Márcio Goedert (Cobaia)
~~
baby, o gás acabou
baby, cortaram a luz
baby, cortaram a água
vamos pedir pra Jesus
baby, pule a cerca
baby, costure pra fora
baby, rode a bolsinha
enquanto eu peço esmola
baby, pegue quatro tijolos
e a grelha do fogão
vamos fazer um miojo-lámen
e pro nenê um pirão
Marcos Prado e Márcio Goedert (Cobaia)
~~
HELENA KOLODY!
Prece
Concede-me, Senhor, a graça de ser boa,
De ser o coração singelo que perdoa,
A solícita mão que espalha, sem medidas,
Estrelas pela noite escura de outras vidas
E tira da alma alheia o espinho que magoa.
( 1941)
Viagem Infinita
Estou sempre em viagem.
O mundo é a paisagem
Que me atinge
De passagem.
(1980)
~~
O assinalado
~~
Tu és o louco da imortal loucura,
o louco da loucura mais suprema,
a Terra é tua negra algema,
prende-te nela a extrema desventura.
Mas essa mesma algema de amargura
mas essa mesma Desventura extrema
faz que tu’alma suplicando gema
e rebente em estrelas de ternura.
Tu és o poeta, o grande Assinalado
que povoas o mundo despovoado,
de belezas eternas, pouco a pouco.
Na Natureza prodigiosa e rica
toda a audácia dos nervos justifica
os teus espasmos imortais de louco!
Cruz e Souza
~~
Tu és o louco da imortal loucura,
o louco da loucura mais suprema,
a Terra é tua negra algema,
prende-te nela a extrema desventura.
Mas essa mesma algema de amargura
mas essa mesma Desventura extrema
faz que tu’alma suplicando gema
e rebente em estrelas de ternura.
Tu és o poeta, o grande Assinalado
que povoas o mundo despovoado,
de belezas eternas, pouco a pouco.
Na Natureza prodigiosa e rica
toda a audácia dos nervos justifica
os teus espasmos imortais de louco!
Cruz e Souza
~~
Morte Morrida Diária
~~
Escrever palavras no ritmo
e/ou rimadas é um vício
de linguagem bárbara.
É uma escavação de íntimo
em busca da gema do suplício
pra vendê-la à gente avara
de emoções ou o que valha.
É chafurdar na própria lama
para os porcos se acharem mais humanos
e eu mesmo me ache mais canalha.
Escrevo como quem está de cama
com doença terminal, soro nos canos.
Sinto que estou nas últimas
palavras do melhor verso.
Não sei como será sua rima,
sei que herdará minhas pústulas
e meu sangue perverso.
Morrerei de parto da obra-prima.
Sérgio Viralobos
~~
Escrever palavras no ritmo
e/ou rimadas é um vício
de linguagem bárbara.
É uma escavação de íntimo
em busca da gema do suplício
pra vendê-la à gente avara
de emoções ou o que valha.
É chafurdar na própria lama
para os porcos se acharem mais humanos
e eu mesmo me ache mais canalha.
Escrevo como quem está de cama
com doença terminal, soro nos canos.
Sinto que estou nas últimas
palavras do melhor verso.
Não sei como será sua rima,
sei que herdará minhas pústulas
e meu sangue perverso.
Morrerei de parto da obra-prima.
Sérgio Viralobos
~~
luz em mar de lágrimas
~~
Vai, ave eva, águia da mágoa,
dona da nódoa.
E aí, então, olhe, olhe bem,
abra fundos olhos de treva,
e veja com quantas fontes de sal-luz
se leva a vela ardente,
o pingo oceânico,
o gole que, gota a gota,
rola do meu olho d’água.
~~
Roberto Prado
~~
Vai, ave eva, águia da mágoa,
dona da nódoa.
E aí, então, olhe, olhe bem,
abra fundos olhos de treva,
e veja com quantas fontes de sal-luz
se leva a vela ardente,
o pingo oceânico,
o gole que, gota a gota,
rola do meu olho d’água.
~~
Roberto Prado
~~
SOLDA!
~~
me tirem as algemas
esses inúteis telefonemas
me libertem
de mim mesmo
o mal que o meu coração
blasfema
ultrapassa essa covardia
porque nesse poema
tudo acaba em tragédia
habilidade suprema
em dizer nada
sem que haja algum problema
e nenhum sinal de comédia
ou dilema
~~
me tirem as algemas
esses inúteis telefonemas
me libertem
de mim mesmo
o mal que o meu coração
blasfema
ultrapassa essa covardia
porque nesse poema
tudo acaba em tragédia
habilidade suprema
em dizer nada
sem que haja algum problema
e nenhum sinal de comédia
ou dilema
~~
Dou minhas palavras!
~~
Vão, palavras, vão!
E não é querer dizer
mas já vão tarde.
Cansei de falá-las
aos gritos de alarde
ou de silenciá-las
por nem querer saber.
Vão, palavras, vão!
Fica o dito pelo não,
pelo sim, pelo menos.
Quem sabe, um dia,
sabê-las aos centos
me valha uma sinfonia
entre pausas e acentos.
Vão, palavras, vão!
Significá-las em mim
não pega bem o espírito
de minha alma querubim.
A grande alegria do circo
é o palhaço pegar fogo
e incendiar o público todo.
Vão, palavras, vão.
E se esparramem pelo chão.
Para que nunca mais
nenhum de seus radicais
venham a perder o latim
como se falassem grego
e o resto fosse segredo.
Antonio Thadeu Wojciechowski
~~
Vão, palavras, vão!
E não é querer dizer
mas já vão tarde.
Cansei de falá-las
aos gritos de alarde
ou de silenciá-las
por nem querer saber.
Vão, palavras, vão!
Fica o dito pelo não,
pelo sim, pelo menos.
Quem sabe, um dia,
sabê-las aos centos
me valha uma sinfonia
entre pausas e acentos.
Vão, palavras, vão!
Significá-las em mim
não pega bem o espírito
de minha alma querubim.
A grande alegria do circo
é o palhaço pegar fogo
e incendiar o público todo.
Vão, palavras, vão.
E se esparramem pelo chão.
Para que nunca mais
nenhum de seus radicais
venham a perder o latim
como se falassem grego
e o resto fosse segredo.
Antonio Thadeu Wojciechowski
~~
MARCOS PRADO!
~~
se estes versos resistirem à minha tentação/ faça-os em pedaços agora mesmo/ cada fragmento desses caídos no chão/terá começo e fim no seu meio
joguei fora tudo que escrevi três vezes
e trinta e três vezes reescrevi
sempre o mesmo sobre o mesmo há meses
desejo de estraçalhar o que escrevi
não entendo, eu até levo jeito
sempre tenho comigo uns versinhos
tão bonitinhos, tão engraçadinhos
que dão até um nozinho no peito
se eu fosse suicida, já teria feito
o que, no fundo, todo mundo sempre quis
assim me transformaria em perfeito
e deus e diabo: todo mundo feliz
quando a poesia se transforma em papel
sempre um trouxa transforma em roupa suja
talvez eu queira transformar a merda em céu
e, com mel, não me alimentar da dita cuja
se nasceu pó, volte logo ao pó que é
e a noite, como o poema, vire cinza
ninguém nesta terra é o que quer
aqui, aquele que é bom, não vinga
pode também que eu seja apenas vagabundo
ou um solitário que aprendeu no verso
que isso a que chamam de mundo
não é o centro das atenções do universo
~~
se estes versos resistirem à minha tentação/ faça-os em pedaços agora mesmo/ cada fragmento desses caídos no chão/terá começo e fim no seu meio
joguei fora tudo que escrevi três vezes
e trinta e três vezes reescrevi
sempre o mesmo sobre o mesmo há meses
desejo de estraçalhar o que escrevi
não entendo, eu até levo jeito
sempre tenho comigo uns versinhos
tão bonitinhos, tão engraçadinhos
que dão até um nozinho no peito
se eu fosse suicida, já teria feito
o que, no fundo, todo mundo sempre quis
assim me transformaria em perfeito
e deus e diabo: todo mundo feliz
quando a poesia se transforma em papel
sempre um trouxa transforma em roupa suja
talvez eu queira transformar a merda em céu
e, com mel, não me alimentar da dita cuja
se nasceu pó, volte logo ao pó que é
e a noite, como o poema, vire cinza
ninguém nesta terra é o que quer
aqui, aquele que é bom, não vinga
pode também que eu seja apenas vagabundo
ou um solitário que aprendeu no verso
que isso a que chamam de mundo
não é o centro das atenções do universo
~~
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
EU RECOMENDO!
~~
De adolescente Bruce Springsteen e sua carreira não tem nada, “The Boss” está completando meio século em setembro, sendo 37 anos dedicados à música. Springsteen coleciona façanhas e prêmios, desde sua primeira guitarra, que transformou os U$18 em 120 milhões de álbuns vendidos, sendo 65 milhões nos Estados Unidos, 18 Grammy , 2 Globos de Ouro e ainda um Oscar!
Ícone do Heartland Rock (mistura de rock, folk, poesia, e uma expressão de sentimentos sobre os americanos), Bruce é o ídolo de uma geração conhecida como Blue Collar Worker (operário de colarinho azul, o típico macacão azul de fábrica), classe média americana que trabalha em serviços pesados, tais como mineração, construção e maquinário.
Em 1973, o primeiro álbum, Greetings from Asbury Park, N.J., mostrava que sua terra natal seria pequena pro sucesso que viria: "Blinded by the Light" e "Growin' Up” estouraram nos EUA e no Reino Unido. Em 2003, o álbum foi eleito um dos 500 melhores da história pela Rolling Stone. O terceiro álbum Born to Run, foi sucesso absoluto de críticas e vendas, chegando no top 3 das paradas, com as ótimas "Born to Run" and "Tenth Avenue Freeze-Out".
Em 1980, veio o quádruplo The River, que finalmente alcançou o número 1 nos EUA. É desse álbum a canção “Drive All Night", que já foi trilha sonora dos filmes “Cop Land” em 1997, e “Reign Over Me" em 2007. Outro sucesso, "Hungry Heart", foi inicialmente escrita por Bruce para The Ramones, mas seu produtor o convenceu a gravar a música.
Exatamente 1 mês antes deste que vos fala Was Born in Brazil, era lançado o maior dos sucessos de Springsteen, Born in the USA, com 15 milhões de cópias vendidas somente nos EUA. O álbum ainda carrega a honra de ser o primeiro a ser lançado em CD. Cercado por política, o álbum tem a musica titulo “Born in the USA” e os sofrimentos devido a Guerra no Vietnam. E nas eleições presidenciais americanas em 2004, a canção “No Surrender” foi usada pelo então candidato John Kerry.
EU RECOMENDO “Radio Nowhere”, primeiro single do segundo melhor álbum de 2007, segundo a Rolling Stone, e que ainda levou 2 Grammy ano passado, Magic. “Radio Nowhere” fecha o recém lançado Greatest Hits de Bruce, lançado exclusivamente no Wal-Mart. E agora é esperar domingo, dia de Super Bowl, que pela quarta vez é aqui na gloriosa Tampa. A cidade está superlotada, e os ingressos se encontram pela bagatela de no mínimo 2 mil dólares!! Ah, pelo menos no intervalo, tem Bruce Springsteen ao vivo. Let’s Go Steelers!!!
De adolescente Bruce Springsteen e sua carreira não tem nada, “The Boss” está completando meio século em setembro, sendo 37 anos dedicados à música. Springsteen coleciona façanhas e prêmios, desde sua primeira guitarra, que transformou os U$18 em 120 milhões de álbuns vendidos, sendo 65 milhões nos Estados Unidos, 18 Grammy , 2 Globos de Ouro e ainda um Oscar!
Ícone do Heartland Rock (mistura de rock, folk, poesia, e uma expressão de sentimentos sobre os americanos), Bruce é o ídolo de uma geração conhecida como Blue Collar Worker (operário de colarinho azul, o típico macacão azul de fábrica), classe média americana que trabalha em serviços pesados, tais como mineração, construção e maquinário.
Em 1973, o primeiro álbum, Greetings from Asbury Park, N.J., mostrava que sua terra natal seria pequena pro sucesso que viria: "Blinded by the Light" e "Growin' Up” estouraram nos EUA e no Reino Unido. Em 2003, o álbum foi eleito um dos 500 melhores da história pela Rolling Stone. O terceiro álbum Born to Run, foi sucesso absoluto de críticas e vendas, chegando no top 3 das paradas, com as ótimas "Born to Run" and "Tenth Avenue Freeze-Out".
Em 1980, veio o quádruplo The River, que finalmente alcançou o número 1 nos EUA. É desse álbum a canção “Drive All Night", que já foi trilha sonora dos filmes “Cop Land” em 1997, e “Reign Over Me" em 2007. Outro sucesso, "Hungry Heart", foi inicialmente escrita por Bruce para The Ramones, mas seu produtor o convenceu a gravar a música.
Exatamente 1 mês antes deste que vos fala Was Born in Brazil, era lançado o maior dos sucessos de Springsteen, Born in the USA, com 15 milhões de cópias vendidas somente nos EUA. O álbum ainda carrega a honra de ser o primeiro a ser lançado em CD. Cercado por política, o álbum tem a musica titulo “Born in the USA” e os sofrimentos devido a Guerra no Vietnam. E nas eleições presidenciais americanas em 2004, a canção “No Surrender” foi usada pelo então candidato John Kerry.
EU RECOMENDO “Radio Nowhere”, primeiro single do segundo melhor álbum de 2007, segundo a Rolling Stone, e que ainda levou 2 Grammy ano passado, Magic. “Radio Nowhere” fecha o recém lançado Greatest Hits de Bruce, lançado exclusivamente no Wal-Mart. E agora é esperar domingo, dia de Super Bowl, que pela quarta vez é aqui na gloriosa Tampa. A cidade está superlotada, e os ingressos se encontram pela bagatela de no mínimo 2 mil dólares!! Ah, pelo menos no intervalo, tem Bruce Springsteen ao vivo. Let’s Go Steelers!!!
I was tryin' to find my way home,
But all I heard was a drone -
Bouncing off a satellite,
Crushin' the last lone American night.
This is Radio Nowhere
... is there anybody alive out there?
~~
But all I heard was a drone -
Bouncing off a satellite,
Crushin' the last lone American night.
This is Radio Nowhere
... is there anybody alive out there?
~~
DAQUI A POUCO!!
~~
Giovanni & Oneide
embebedam os clássicos e regurgitam suas canções
no Trip Bar (mateus leme, 754)!!
~~
Giovanni & Oneide
embebedam os clássicos e regurgitam suas canções
no Trip Bar (mateus leme, 754)!!
~~
Estações da Alma
ainda que duro você caia,
é muito bom que saiba,
um sol não cai antes da hora,
também a lua não demora.
não desanime, não esmoreça,
nem deixe que a mágoa cresça,
a vida vai e vem em ciclos,
tonteia quem anda em círculos!
ainda que você não possa
trazer todo encanto de volta
e tenha que pisar na relva
e em suas flores ressequidas,
não se aflija por essas vidas,
acalma o peito e sossega.
em tudo o tempo é remédio,
basta a força do teu credo!
ainda que você não a veja
a beleza existirá pra sempre
e onde quer que você esteja
ela estará bem à tua frente!
haverá tempo para a aflição
mas nunca para a rendição.
haverá tempo para a alegria,
hoje vai ser um grande dia!
Antonio Thadeu Wojciechowski
~~
MELHORES MOMENTOS!
~~
Quinta-feira, 13 de Março de 2008
~~A Bunda, que Engraçada
A bunda, que engraçada.
Está sempre sorrindo, nunca é trágica
Não lhe importa o que vai
pela frente do corpo. A bunda basta-se.
Existe algo mais? Talvez os seios.
Ora - murmura a bunda - esses garotos
ainda lhes falta muito que estudar.
A bunda são duas luas gêmeas
em rotundo meneio. Anda por si
na cadência mimosa, no milagre
de ser duas em uma, plenamente.
A bunda se diverte
por conta própria. E ama.
Na cama agita-se. Montanhas
avolumam-se, descem. Ondas batendo
numa praia infinita.
Lá vai sorrindo a bunda. Vai feliz
na carícia de ser e balançar.
Esferas harmoniosas sobre o caos.
A bunda é a bunda,
redunda.
~~
(Carlos Drumond de Andrade)
~~
LITLLE JOY
With Strangers
I bet you’re wondering how I knew
that this would come to an end
He stole your heart from you
so you tossed me out to the wind
I keep pretending not to care
oh the winter scent in her hair
compels my hands to do
the things my heart wouldn’t dare
I’ll keep holding on to you
single years
perfecting lives with strangers
if only you
if only now
And in the twilight of the south
when fools are mistaken for men
this shadow suits me well
my regrets are faced in the end
I’ll keep holding on to you
single years
perfecting lives with strangers
if only you
if only now
I’ll keep holding on to you
single years
perfecting love with strangers
if only you
if only now
~~
Last night, she said:
"Oh, baby, I feel so down.
Oh it turns me off,
When I feel left out"
So I walked out:
"Oh, baby, don't care no more
I know this for sure,
I'm walkin' out that door"
Well, I've been in town for
Just about fifteen minutes now
And Baby, I feel so down
And I don't know why
I keep walkin' for miles
See, people they don't understand
No, girlfriends, they can't understand
Your Grandsons, they won't understand
On top of this, I ain't ever gonna understand...
Last night, she said:
"Oh, baby, don't feel so down.
Oh, it turns me off,
When I feel left out"
So I, I turn 'round:
"Oh, baby, gonna be alright"
It was a great big lie
'Cause I left that night, yeah
Oh, people they don't understand
No, girlfriends, they won't understand
In spaceships, they won't understand
And me, I ain't ever gonna understand...
Last night, she said:
"Oh, baby, I feel so down.
See, it turns me off,
When I feel left out"
So I, I turn 'round:
"Oh, little girl, I don't care no more.
I know this for sure,
I'm walking out that door," yeah
~~
30 de janeiro de 1984!
Karma Chameleon
Desert loving in your eyes all the way
If I listen to your lies would you say
I'm a man without conviction
I'm a man who doesn't know
How to sell a contradiction
You come and go
You come and go
Karma karma karma karma karma chameleon
You come and go
You come and go
Loving would be easy if your colors were like my dream
Red, gold and green
Red, gold and green
Didn't hear your wicked words every day
And you used to be so sweet I heard you say
That my love was an addiction
When we cling our love is strong
When you go you're gone forever
You string along
You string along
Every day is like a survival
You're my lover not my rival
Every day is like a survival
You're my lover not my rival
I'm a man without conviction
I'm a man who doesn't know
How to sell a contradication
You come and go
You come and go
~~
Desert loving in your eyes all the way
If I listen to your lies would you say
I'm a man without conviction
I'm a man who doesn't know
How to sell a contradiction
You come and go
You come and go
Karma karma karma karma karma chameleon
You come and go
You come and go
Loving would be easy if your colors were like my dream
Red, gold and green
Red, gold and green
Didn't hear your wicked words every day
And you used to be so sweet I heard you say
That my love was an addiction
When we cling our love is strong
When you go you're gone forever
You string along
You string along
Every day is like a survival
You're my lover not my rival
Every day is like a survival
You're my lover not my rival
I'm a man without conviction
I'm a man who doesn't know
How to sell a contradication
You come and go
You come and go
~~
DAS NOTÍCIAS TOTALMENTE IRRELEVANTES!
Produto está à venda no Reino Unido.
Ele custa 9,99 euros (cerca de R$ 30).
~~
Ele custa 9,99 euros (cerca de R$ 30).
Mulher da Vida
Ela é turrona, anda armada,
Gosta de armar o maior barraco,
Bebe pra caralho e dá risada,
Depois chora e fica um caco
Todo mundo por aqui já comeu,
Ela chupou até o pau do papa,
O do pastor ela disse que mordeu
E por muito pouco não capa
Diz que me ama mais que tudo
Só pra mim dá sem camisinha
Às vezes me acho um sortudo
Ganha bem rodando a bolsinha
Ela é tão bonita que dá gosto
Vê-la se aprontando para sair
Se tentam beijá-la, vira o rosto,
Na boca, só eu, não vai me trair
Dá casa, comida e roupa lavada,
Mas eu não tô nem aí pra isso
De mim, não reclama de nada
Acha escrever um bom serviço
Diz que me mata se eu deixá-la
E em seguida toma formicida
Eu sou poeta e não faço sala
Acho que achei a mulher da vida
Comedor de Ranho
~~
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
A Hard Day's Night ou Os Reis do Iê, Iê, Iê!
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
You know I work all day
To get you money to buy you things
And it's worth it just to hear you say
You're gonna give me everything
So why I love to come home
Cause when I get you alone
You know I feel okay
When I'm home
Everything seems to be all right
When I'm home
Feeling you holding me tight, tight, yeah
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
So why I love to come home
Cause when I get you alone
You know I feel okay
When I'm home
Everything seems to be all right
When I'm home
Feeling you holding me tight, tight, yeah
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
You know I feel all right
Feel all right
~~
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
You know I work all day
To get you money to buy you things
And it's worth it just to hear you say
You're gonna give me everything
So why I love to come home
Cause when I get you alone
You know I feel okay
When I'm home
Everything seems to be all right
When I'm home
Feeling you holding me tight, tight, yeah
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
So why I love to come home
Cause when I get you alone
You know I feel okay
When I'm home
Everything seems to be all right
When I'm home
Feeling you holding me tight, tight, yeah
It's been a hard day's night
And I've been working like a dog
It's been a hard day's night
I should be sleeping like a log
But when I get home to you
I find the things that you do
Will make me feel all right
You know I feel all right
Feel all right
~~
ROTINA
O sol ainda não chegou
E o relógio há pouco despertou
Da porta do quarto ainda na penumbra
Eu olho outra vez
Seu corpo adormecido e mal coberto
Quase não me deixa ir
Fecho os olhos, viro as costas
Num esforço eu tenho que sair
A mesma condução, a mesma hora
Os mesmos pensamentos chegam
Meu corpo está comigo mas meu pensamento
Ainda está com ela
Agora eu imagino suas mãos
Buscando em vão minha presença
Em nossa cama
Eu gostaria de saber o que ela pensa
Estou chegando para mais um dia
De trabalho que começa
Enquanto lá em casa ela desperta
Pra rotina do seu dia
Eu quase posso ver a água morna
A deslizar no corpo dela
Em gotas coloridas pela luz
Que vem do vidro da janela
Um jeito nos cabelos
Colocando seu perfume preferido
Diante do espelho aquilo tudo
Ela esconde num vestido
Depois de um café, o olhar distante
Ela se perde pensativa
Acende um cigarro
E olhando a fumaça pára e pensa em mim
O dia vai passando, a tarde vem
E pela noite eu espero
Vou contando as horas que me separam
De tudo aquilo que mais quero
Meu rosto se ilumina num sorriso
No momento de ir embora
Não posso controlar minha vontade
De sair correndo agora
O trânsito me faz perder a calma
E o pensamento continua
Pensando em minha volta muitas vezes
Ela vem olhar a rua
A porta se abre e de repente eu
Me envolvo inteiro nos seus braços
E o nosso amor começa
E só termina quando nasce mais um dia
Um dia de rotina, um dia de rotina
O sol ainda não chegou
Num dia de rotina
O nosso amor começa e termina
Quando nasce mais um dia
Um dia de rotina
~~
Roberto/Erasmo
~~
E o relógio há pouco despertou
Da porta do quarto ainda na penumbra
Eu olho outra vez
Seu corpo adormecido e mal coberto
Quase não me deixa ir
Fecho os olhos, viro as costas
Num esforço eu tenho que sair
A mesma condução, a mesma hora
Os mesmos pensamentos chegam
Meu corpo está comigo mas meu pensamento
Ainda está com ela
Agora eu imagino suas mãos
Buscando em vão minha presença
Em nossa cama
Eu gostaria de saber o que ela pensa
Estou chegando para mais um dia
De trabalho que começa
Enquanto lá em casa ela desperta
Pra rotina do seu dia
Eu quase posso ver a água morna
A deslizar no corpo dela
Em gotas coloridas pela luz
Que vem do vidro da janela
Um jeito nos cabelos
Colocando seu perfume preferido
Diante do espelho aquilo tudo
Ela esconde num vestido
Depois de um café, o olhar distante
Ela se perde pensativa
Acende um cigarro
E olhando a fumaça pára e pensa em mim
O dia vai passando, a tarde vem
E pela noite eu espero
Vou contando as horas que me separam
De tudo aquilo que mais quero
Meu rosto se ilumina num sorriso
No momento de ir embora
Não posso controlar minha vontade
De sair correndo agora
O trânsito me faz perder a calma
E o pensamento continua
Pensando em minha volta muitas vezes
Ela vem olhar a rua
A porta se abre e de repente eu
Me envolvo inteiro nos seus braços
E o nosso amor começa
E só termina quando nasce mais um dia
Um dia de rotina, um dia de rotina
O sol ainda não chegou
Num dia de rotina
O nosso amor começa e termina
Quando nasce mais um dia
Um dia de rotina
~~
Roberto/Erasmo
~~
morte súbita à rotina massacrante
CONHECIA ESSA?
~~
The Birds foi uma das principais bandas de rhythm and blues da Inglaterra durante os anos 60, tendo um papel primordial na Invasão Britânica. Mesmo tendo gravado somente algumas músicas, os Birds são conhecidos por terem um som tão pesado como outras bandas de sua época, como o The Who e os Yardbirds.
O grupo se formou em Yiewsley, a este de Londres. Inicialmente chamados de Thunderbirds, encurtaram o nome ao entrar em uma competição de bandas, e, emboram não tenham vencido, decidiram mantê-lo assim - uma decisão que teria consequências importantes mais tarde.
Depois de sua primeira aparição televisiva, os Birds chamaram a atenção dos executivos da Decca. Eles conseguiram um contrato, lançando seus dois primeiros compactos, "You Don't Love Me" e "Leaving Here". Os Birds pareciam destinados ao estrelato com seu rock de volume alto e firmado no rythm and blues, competindo de igual para igual com o The Who em shows ao vivo.
Depois de sua primeira aparição televisiva, os Birds chamaram a atenção dos executivos da Decca. Eles conseguiram um contrato, lançando seus dois primeiros compactos, "You Don't Love Me" e "Leaving Here". Os Birds pareciam destinados ao estrelato com seu rock de volume alto e firmado no rythm and blues, competindo de igual para igual com o The Who em shows ao vivo.
Entretanto, na primavera de 1965, a banda americana The Byrds começou a dominar as paradas de sucesso britânicas com "Mr. Tambourine Man", lançada pelo recém formado selo britânico CBS Records. O empresário dos Birds entrou com uma ação na justiça para impedir que os Byrds usassem o nome, mas perdeu; a subsequente turnê dos Byrds pela Inglaterra naquele verão foi muito bem recebida, deixando os Birds com o sentimento de que haviam roubado seu lugar.
Eles gravaram seu último compacto no final de 65, mudando-se para o selo Reaction Records sob o nome de Birds Birds. Infelizmente, o lançamento do álbum de estréia do grupo foi adiado por mais de um ano devido às disputas legais. Em 1966, a música "That's All I Need" apareceu no filme de terror The Deadly Bees. A banda se separou em 1967.
Integrantes:
Ron Wood (guitarra, gaita e vocais)
Tony Munroe (guitarra, vocais)
Kim Gardner (baixo)
Bob Langham (bateria)
Pete Hocking, vulgo Pete McDaniel (bateria)
Ali McKenzie (vocalista)
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
~~
Assinar:
Postagens (Atom)