sexta-feira, 8 de agosto de 2008
O NOSSO AMIGO SHANE - PARTE 2
Kent – Natal de 1957
O futuro líder e principal compositor dos Pogues nasce na Inglaterra, onde seus pais visitavam alguns parentes. Alguns meses depois, voltam para a nativa Irlanda e passam a morar em uma fazenda em Puckhaun, condado de Tipperary.
Shane Macgowan cresceu imerso na mais genuína cultura irlandesa. Sua mãe era uma grande cantora e dançarina de música tradicional, além de já ter trabalhado como modelo em Dublin. Seu pai era interessado em literatura. Reza a lenda que o nosso herói tomou seu primeiro porre aos cinco anos de idade ... com a avó.
Shane viveu ali até os seis anos, quando a família deixou a velha ilha e alojou-se em Londres. Shane freqüentou escolas públicas até os quinze anos, quando foi flagrado com drogas e expulso do colégio.
Por estes tempos Shane trabalhou em uma loja de discos e criou seu próprio fanzine, Bondage. Formou o Nipple Erectors, que lançou seu primeiro single "King Of The Bop", em 1976. Mudaram o nome para The Nips e gravaram mais três singles. Tocaram com Clash e Jam, cujo guitarrista Paul Weller produziu o single “Happy Song”. Passaram pela banda o guitarrista James Fearnley (depois, Pogues) e o baterista Jon Moss (mais tarde, Culture Club). A banda acabou no final de 1980 e deixou gravado um álbum ao vivo chamado "Only The End Of The Beginning".
Shane também tocou guitarra em outra banda punk chamada Millwall Chainsaws, que tinha como vocalista Spider Stacy (outro futuro integrante do Pogues).
Enquanto Shane interessava-se cada vez mais pela música tradicional irlandesa e escrevia novas canções, começou a ensaiar com seu amigo Jem Finer, que aprendia a tocar banjo. Chamaram Fearnley e Stacy e fizeram sua primeira apresentação no dia 4 de outubro de 1982, com o nome Pogue Mahone (kiss my ass, em gaélico).
Pouco depois, Shane chamou Cait O'Riordan, que conhecera quando ainda trabalhava na loja de discos, para tocar baixo. Em março de 1983, Andrew Ranken tornou-se o baterista permanente da banda.
Encurtando o nome para The Pogues, o grupo lançou um single independente, “Dark Streets of London”, no começo de 1984. Depois, assinaram com a Stiff Records e lançaram o aclamado álbum de estréia, Red Roses for Me.
E o resto é assunto para uma outra história.
Dublin – Abril de 2006
A população da República da Irlanda é de 4.234.925 habitantes.
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar...
Mas nem adianta
O aviso olhar
Pois a brasa que agora
Eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar
Nem bombeiro pode apagar...
Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Rá!
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar
Rá! Ah!...
Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim...
Sigo incendiando
Bem contente e feliz
Nunca respeitando
O aviso que diz
Que é proibido fumar
Rá! Rá! Arrá!
Que é proibido fumar...
Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Rá!
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar
Ah! Ah!...
Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim
Sigo incendiando
Bem contente e feliz
Nunca respeitando
O aviso que diz...
Que é proibido fumar!
Rá! Rá! Rá!
Que é proibido fumar!
Uuuuuh!
Que é proibido fumar!
Que é proibido fumar!...
fumar!
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher
Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire
The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre
Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah
The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre
Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah
You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher
Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire
light my fire
(Cordiais saudações...)
Em estilo rude, na intimidade
Vá te encontrar gozando saúde
Na mais completa felicidade
(Junto dos teus, confio em Deus)
Em vão te procurei, notícias tuas não encontrei
Eu hoje sinto saudades
Daqueles dez mil réis que eu te emprestei
Beijinhos no cachorrinho
Muitos abraços no passarinho
Um chute na empregada
Porque já se acabou o meu carinho
A vida cá em casa está terrível
Ando empenhado nas mãos de um judeu
O meu coração vive amargurado
Pois minha sogra ainda não morreu
(Tomou veneno, e quem pagou fui eu)
Sem mais, para acabar, um grande abraço
Queira aceitar
De alguém que está com fome
Atrás de algum convite pra jantar
Espero que notes bem, estou agora sem um vintém
Po...dendo, manda-me algum...
Rio, sete de setembro de trinta e um
~~
Noel de Medeiros Rosa
NOSSA SENHORA DOS BICHOS
Richard Hell é um deles: Television, Johnny Thunders and the Heartbreakers e com os Voidoids.
Com seu estilo "não-tô-nem-aí" e seu talento para a escrita, Hell marcou o movimento punk como grande influência dos Sex Pistols ("Pretty Vacant" é quase uma cópia de "Blank Generation"), e com o disco de estréia, também chamado Blank Generation.
Vivendo hoje como escritor, Hell tem uma história interessante e totalmente errática.
Richard Meyers
(music R. Hell, Ork Records: Blank Generation e.p. vinyl, 1976, o.p.)
[appears on Sire/Warners: Blank Generation cd, 1990]
I was sayin let me out of here before I was
even born--it's such a gamble when you get a face
It's fascinatin to observe what the mirror does
but when I dine it's for the wall that I set a place
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
Triangles were fallin at the window as the doctor cursed
He was a cartoon long forsaken by the public eye
The nurse adjusted her garters as I breathed my first
The doctor grabbed my throat and yelled, "God's consolation prize!"
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
To hold the t.v. to my lips, the air so packed with cash
then carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lot
To lose my train of thought and fall into your arms' tracks
and watch beneath the eyelids every passing dot
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
~~
BILL + NADA
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
POEMA 54
A vida não é mortal, a morte é que é vital
(Santo Agostinho)
mal sabia se estava vivo
melhor seria nascer morto
odeio a vida por me levar a morte
perder pra sempre tudo no jogo
sem ter quem por mim chore
embora isso não seja preciso
guarde pra outro seu choro
tome de volta o meu riso
triste desde o princípio
acordo quando o sol morre
meu mundo caiu
entretanto move-se
Sérgio Viralobos e Marcos Prado
~~
apocalypse now or never
PIADA DE IRLANDÊS
O irlandês, educadamente pediu licença, tentou se levantar e caiu estatelado em frente ao garçom.
Tentou se levantar mais uma vez e teve o mesmo resultado. Assim, ele pensou em rastejar até a porta do bar onde, lá fora, poderia adquirir algum ar fresco e, esperançosamente, isso o deixaria ficar sóbrio o suficiente para poder se levantar.
Uma vez fora do bar, ele tentou se levantar e caiu novamente de cara no chão. Já cansado, decidiu rastejar os 4 quarteirões até a casa dele...
Quando chegou à porta, tentou se levantar mais uma vez com o mesmo resultado. Exausto, ele se rendeu.
Então foi rastejando para o quarto. Quando alcançou a cama, tentou se levantar mais uma vez. Nesse momento ele conseguiu se colocar na vertical, mas caiu direto na cama e pegou no sono assim que deu com a cabeça no travesseiro.
Na manhã seguinte ele acordou com a esposa em cima dele dando-lhe um tremendo esporro:
- Bonito, hein, até tarde na rua bebendo novamente!!
- Quem disse isso? - perguntou com olhar inocente.
- Ligaram do bar: você esqueceu a sua cadeira de rodas lá, de novo.
~~
Platão de Atenas - Πλάτος
Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.
O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.
A necessidade que é a mãe da invenção.~~
MARINGÁ, MARINGÁ!
Sábado (09/08) será aniversário do programa
GARAGEM (RÁDIO CESUMAR 94,3 FM).
do cenário independente nacional,
BAZAR PAMPLONA (São Paulo) e
APANHADOR SÓ (Porto Alegre).
A SEXTA GERAÇÃO DA FAMÍLIA PALIM DO NORTE DA TURQUIA (Maringá)
abre a balada, que começa as 23:00.
~~
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
HOJE! LÁ PELAS OITO DA NOITE!
o bom corcunda não olha pro céu
futuro passando diante dos olhos
o devir me chama mas não estou aqui
fui atrás da última dúvida inquestionável
descobri que a verdade é uma tara mórbida dos céticos
e o sumo da sabedoria some com o consumismo
em suma: a burrice desembestada corrói a Terra
e erra quem achar que ela não berra
Édson de Vulcanis e Chico Cardoso