sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O NOSSO AMIGO SHANE - PARTE 2

~~

Kent – Natal de 1957

O futuro líder e principal compositor dos Pogues nasce na Inglaterra, onde seus pais visitavam alguns parentes. Alguns meses depois, voltam para a nativa Irlanda e passam a morar em uma fazenda em Puckhaun, condado de Tipperary.

Shane Macgowan cresceu imerso na mais genuína cultura irlandesa. Sua mãe era uma grande cantora e dançarina de música tradicional, além de já ter trabalhado como modelo em Dublin. Seu pai era interessado em literatura. Reza a lenda que o nosso herói tomou seu primeiro porre aos cinco anos de idade ... com a avó.

Shane viveu ali até os seis anos, quando a família deixou a velha ilha e alojou-se em Londres. Shane freqüentou escolas públicas até os quinze anos, quando foi flagrado com drogas e expulso do colégio.

Em 1976, ele viu pela primeira vez os Sex Pistols e tornou-se parte do movimento punk. Durante um show do Clash, uma garota cortou a cabeça de Shane com uma garrafa quebrada. Alguém fotografou e ele apareceu ensangüentado em alguns jornais. Sob a foto estava escrito que ele tinha perdido um pedaço da orelha e assim tornou-se involuntariamente uma pequena celebridade na época.

Por estes tempos Shane trabalhou em uma loja de discos e criou seu próprio fanzine, Bondage. Formou o Nipple Erectors, que lançou seu primeiro single "King Of The Bop", em 1976. Mudaram o nome para The Nips e gravaram mais três singles. Tocaram com Clash e Jam, cujo guitarrista Paul Weller produziu o single “Happy Song”. Passaram pela banda o guitarrista James Fearnley (depois, Pogues) e o baterista Jon Moss (mais tarde, Culture Club). A banda acabou no final de 1980 e deixou gravado um álbum ao vivo chamado "Only The End Of The Beginning".

Shane também tocou guitarra em outra banda punk chamada Millwall Chainsaws, que tinha como vocalista Spider Stacy (outro futuro integrante do Pogues).

Enquanto Shane interessava-se cada vez mais pela música tradicional irlandesa e escrevia novas canções, começou a ensaiar com seu amigo Jem Finer, que aprendia a tocar banjo. Chamaram Fearnley e Stacy e fizeram sua primeira apresentação no dia 4 de outubro de 1982, com o nome Pogue Mahone (kiss my ass, em gaélico).

Pouco depois, Shane chamou Cait O'Riordan, que conhecera quando ainda trabalhava na loja de discos, para tocar baixo. Em março de 1983, Andrew Ranken tornou-se o baterista permanente da banda.

Encurtando o nome para The Pogues, o grupo lançou um single independente, “Dark Streets of London”, no começo de 1984. Depois, assinaram com a Stiff Records e lançaram o aclamado álbum de estréia, Red Roses for Me.

E o resto é assunto para uma outra história.

Dublin – Abril de 2006

A população da República da Irlanda é de 4.234.925 habitantes.


~~

Nenhum comentário: