quinta-feira, 12 de junho de 2008

SACANAGEM SIDERAL

~~

Ex-planeta Plutão deverá ser agora chamado de "plutóide"
Os livros didáticos que se apressaram em mudar a designação de Plutão terão de ser corrigidos de novo em suas próximas edições. Os corpos celestes semelhantes ao ex-planeta --que foi "rebaixado" para planeta-anão em 2006-- deverão agora ser chamados de "plutóides".

O novo nome foi anunciado ontem pela União Astronômica Internacional, que havia tomado a decisão em reunião fechada na Noruega, na semana passada.

Pequeno demais para ser considerado planeta, mas com força gravitacional suficiente para adquirir forma arredondada, Plutão é o único de dois plutóides achados até agora. O outro, Eris, tem uma órbita mais distante, mas é maior. Sua descoberta em 2003 foi o que desencadeou o movimento que levou Plutão ao rebaixamento.

Um dos argumentos principais para separar os plutóides dos planetas é que astrônomos estimam que existam vários outros objetos do tipo ainda a serem descobertos. Para serem considerados plutóides, esses novos astros também terão de orbitar o Sol além de Netuno.

Quando Plutão foi rebaixado, a primeira opção dos cientistas era adotar o nome "plúton" para essa nova classe de objetos, mas a expressão já tinha sido usada por geólogos para designar um tipo de rocha.

Mike Brown, astrônomo que descobriu Eris, diz que é cedo para saber se o novo nome vai se tornar popular. "Ele não soa mesmo muito bem", disse. "Talvez pegue."

~~

Nenhum comentário: