terça-feira, 11 de março de 2008

SAINT PATRICK'S DAY

~~
Saint Patrick (ou Patrício) é um Santo Cristão cuja festa comemora-se no dia de seu falecimento, em 17 de março.
Seu nome verdadeiro era Maewyn Succat, que teria nascido por volta do ano 387 na pequena vila de Cumberland, na Caledônia (atual Escócia), na época sob domínio romano. Seus pais, Calpurnius e Conchessa eram também cidadãos de Roma. O pai era diácono e sustentava a família como coletor de impostos do governo. Em 403 Saint Patrick, então com 16 anos foi levado pelos guerreiros irlandeses que se opunham ao domínio romano, e o venderam como escravo para um proprietário de terras chamado Merliuc. Durante 6 anos viveu em condições de vida miseráveis como pastor de ovelhas. Pouco religioso ao princípio, reencontrou Deus e se tornou um cristão devoto.
Em 409, antes de escapar da escravidão, num de seus sonhos, ouviu que Deus lhe teria dito que se juntaria aos seus e viajaria num barco. Na realidade retornou à Inglaterra, e se tornou Padre. Logo em seguida viajou para o Monastério de Saint Honorat nas Ilhas Lérins, perto de Cannes na costa gaulesa e depois foi terminar seus estudos em Auxerre, também na Gália (França).

Após doze anos de estudos teológicos foi consagrado Bispo pelo Papa Celestino com o nome de Patricius (latim) e retornou à Irlanda em 411, começando sua grande obra de evangelização do povo irlandês.

Na Irlanda dos Celtas, os guias espirituais do povo eram os Druidas que acumulavam as funções de juízes. Até então o Catolicismo era desconhecido na Irlana. A lenda conta que nesse momento Saint Patrick caçou todas as serpentes do país, simbolizando a derrota do mal e a conversão do povo irlandês ao Cristianismo. É sabido que na Irlanda não existem esses tipo de répteis ofídios. Vem também dessa época, a introdução através do trevo de três folhas tão comum na Irlanda, do conceito da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, representado nas pétalas dessa flor verde. E verde também se tornou a cor dos irlandeses.

Se retirou para Downpatrick (Queda de Patrick), onde faleceu aos 72 anos de idade, no dia 17 de março de 431. Ele está enterrado nesta cidade ao lado de Sainte Brigitte e Saint Columcille, igualmente patronos da Irlanda.
É costume dos norte-americanos festejarem o Dia de São Patrício com desfiles no dia 17 de março, em lembrança aos primeiros emigrantes irlandeses fugidos da grande fome que abalou a Irlanda em meados do século XVIII. Esse tipo de manifestação através desfiles públicos são organizados em todo o mundo onde exista uma associação de descendentes irlandeses. Embora a cidade de Boston tenha recebido a primeira leva desses emigrantes, é em Nova Iorque que parte da Catedral de São Patrício, na 5a Avenida, a mais famosa e tradicional das comemorações.

~~

Nenhum comentário: