terça-feira, 12 de agosto de 2008

ATÉ AMANHÃ E, POR FAVOR, REFLITA PROFUNDA E PONDERADAMENTE SOBRE TUDO O QUE VOCÊ VAI LER AQUI DE AGORA EM DIANTE!

~~

1)-Orbitais atômicos e suas energias
Um orbital atômico é uma função mono-eletrônica para um elétron em um átomo. Cada orbital atômico no átomo de hidrogênio é definido por 3 números quânticos, designados n, . Quando um elétron é descrito por uma dessas funções, dizemos que ele ocupa um orbital, o qual é representado por . Com isto queremos dizer que ele está no estado . Em particular um elétron descrito pela função portanto no estado é dito estar ocupando o orbital com .
Vimos anteriormente que número quântico n é denominado número quântico principal o qual pode assumir os valores n = 1,2,3... e determina a energia do elétron, pela relação;
(1)
Os outros dois números quânticos vêm da solução angular da equação de Schrödinger tal que:

i)- um elétron em um orbital com um número quântico tem um momento angular de magnitude , com .
ii)- um elétron em um orbital com número quântico tem uma componente Z do momento angular igual a , com .

Fig.1

Observe que o número quântico n controla os valores máximos de que estabelece limites de variações para o . Para descrever completamente um estado eletrônico é necessário introduzir mais dois números quânticos relativos ao spin eletrônico. Estes números são s e ms, sendo e .

2- Camadas e subcamadas

Todos orbitais relativos a um valor de n são ditos formar uma única camada no átomo. No átomo de hidrogênio todos orbitais, para um mesmo valor de n, têm o mesmo valor de energia, de acordo com a equação (1).

n =
1
2
3
4
....
camada
K
L
M
N

e

=
0
1
2
3
....
Sub-camada
s
p
d
f


to be continued!

~~

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo isso deve ter algo a ver com Os Marlenes né...Ah tá!!!
Entendi!!!