quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SANTA DO DIA

~~

Santa Mônica casou-se, por arranjo dos seus pais, com um oficial pagão na África do Norte, muito mais velho do que ela; que embora generoso, era de temperamento violento. A mãe do marido, que vivia com eles, era igualmente difícil e provou ser um desafio a ser vencido por Mônica.
Ela tinha três filhos: Agostinho, Navigius e Perpétua. Através de muitas preces e paciência conseguiu converter o marido e a mãe dele para a fé católica, em 370.Ele morreu um ano mais tarde.
Perpétua e Navigius entraram na vida religiosa; mas, Santo Agostinho era muito mais difícil .Ela teve que orar e pregar para ele por 17 anos, inclusive pedindo orações dos seus amigos padres e monges, alguns dos quais a evitavam devido a sua persistência em conseguir o que parecia ser sem esperança.
Um monge certa vez a consolou dizendo "Não é possível que um filho de tantas lágrimas venha a perecer ". Este pensamento, acompanhado de uma visão que tinha recebido a fortaleceu e um dia do ano 387, Santo Agostinho foi batizado por Santo Ambrósio e tornou-se o famoso santo que todos nós conhecemos.
Ela morreu no mesmo ano, no caminho de volta da África para a cidade italiana de Ostia.

Santa Mônica é a padroeira das mães de família.
~~

Nenhum comentário: