quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O pato mais rico do mundo

~~

Nascido na cidade de Glasgow, Escócia, ele pertencia a uma família pobre que, outrora rica, perdeu a nobreza. Já adulto, entretanto, fez fortuna em Patópolis, nos Estados Unidos, e tornou-se não apenas um magnata respeitado, mas o "quaquilionário" reconhecido como o pato mais rico do mundo.

Ele é ninguém menos que Tio Patinhas, um dos personagens mais queridos dos quadrinhos Disney e ícone tão enraizado na cultura pop que virou sinônimo de avareza.

Criado por Carl Barks, sua estréia aconteceu em dezembro de 1947, na história Christmas on Bear Mountain (Natal nas Montanhas, no Brasil, publicada pela primeira vez em 1953 no gibi Mickey # 15, da Editora Abril), protagonizada pelo Pato Donald.

Em junho de 1950, Tio Patinhas estreou no Brasil na aventura O Segredo do Castelo, publicada pela Editora Abril em Pato Donald # 1. Mas foi apenas em dezembro de 1963 que ele estrelou seu próprio gibi, até hoje publicado.

Inicialmente um coadjuvante do sobrinho, em pouco tempo o velho muquirana ganhou destaque com seu temperamento forte, as excentricidades com o dinheiro e a sede de riqueza que, invariavelmente, resultava nas mais emocionantes aventuras, sempre com generosas doses de humor.

Desde então, em HQs produzidas nos mais diversos países onde suas histórias fazem sucesso, Tio Patinhas virou diretor do jornal A Patada; comprou terrenos na lua; visitou a Atlântida; descobriu civilizações perdidas no interior da Terra; vem enfrentando vilões como os Irmãos Metralhas, a Maga Patalójika (com sua obsessão pela moedinha Número 1, a primeira que o pato muquirana ganhou e que virou xodó e amuleto) e os maquiavélicos Pão-Duro McMônei e Patacôncio; e tem protagonizado centenas de aventuras que somente seus muitos anos de vida poderiam acolher.
~~
Por Marcus Ramone (21/12/07)
~~

Nenhum comentário: