sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

EU RECOMENDO!

João Paulo Quege from Tampa, USA
~~

~~

A UCL (University College of London) que apresentou ao mundo de Graham Bell a Mahatma Gandhi, ficou ainda mais conhecida em 1998 quando os então estudantes Chris Martin, Guy Berryman e Jonny Buckland iniciaram o Coldplay, junto com o baterista Will Champion. Naquele ano lançaram o primeiro EP, Safety, raridade que foi quase toda distribuída às gravadoras.
A recompensa veio no ano seguinte, com um contrato generoso com a Parlophone, e após shows no aclamado Glastonbury Festival e no Carling Tour, eles finalmente gravaram o primeiro álbum, Parachutes, que gerou o primeiro hit, “Shiver”, que chegou ao número 35 das paradas inglesas. Começando literalmente dos “destroços”, a banda veio com seu primeiro sucesso mundial: a balada “Yellow” deu trabalho para ajustar o tempo, mas no final tudo ficou iluminado, assim como no videoclipe. Desse primeiro álbum ainda há a alegre “Don’t Panic” e seu refrão “We live in a beautiful world”.
Em Agosto de 2002 veio o segundo álbum, o oito vezes platinado A Rush of Blood to the Head, mais melódico e com mais presença do piano do que Parachutes, e isso não foi de todo o ruim. O terceiro single foi “Clocks”, pra minha modesta opinião a melhor presença de piano em uma rock song ever! E com isso a banda levou Grammy de melhor álbum e melhor canção, respectivamente em 2003 e 2004. Também tiveram relativo sucesso “In My Place” e a premiada pela MTV com um Video Award, “The Scientist”.
E após 3 anos sem nada novo, críticos já suspeitavam da continuidade do sucesso da banda. E então veio a eletrônica X&Y, produzido por Danton Supple e pelo premiado Ken Nelson, e consequentemente mais sucessos. Começando com “Speed of Sound”, número 8 na Billboard Hot 100 e duas vezes indicada ao Grammy. Logo após, a ainda melhor “Fix You”, fazendo as vendas nos EUA e os ânimos dos ingleses subirem, pois a canção foi dedicada aos atingidos pelos atentados terroristas em Londres em 2005. X&Y ainda teve fôlego pra emplacar mais 4 singles!

EU RECOMENDO “Violet Hill”, sucesso nos 2 lados do Atlântico: a letra demorou alguns anos para ser finalizada, mas Chris Martin a concluiu após assistir Bill O’Reilly e relembrar do problema do seu amigo com seu chefe. O nome veio de uma rua localizada perto da Abbey Road, o que explica a eminente influência dos Fab Four. O segundo single, a ótima “Viva La Vida” foi escrita por todos na banda, e talvez com a ajuda não autorizada de Sartriani!! A banda atingiu sucesso no lançamento de “Lost” e “Lovers in Japan” em Novembro passado, principalmente no Japão.
Viva la Vida or Death and All His Friends foi o segundo álbum mais vendido em 2008 aqui nos EUA, tendo a façanha de estar no Top 10 de melhores do ano em 5 das 5 principais revistas especializadas.
~~

Nenhum comentário: