segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PLANTANDO IDEIAS!!

~~

~~
A Jardinagem Libertária não é um movimento. É uma idéia. Eu não sei de onde veio essa idéia, mas me parece que ela estavano ar, no subconsciente coletivo. É uma idéia de várias pessoas e ao mesmo tempo, não é de ninguém. Para alguns é uma idéia contagiosa, divertida e fértil, como se tivesse vida própria. Para outros é irresponsável, um desrespeito à propriedade e à administração pública. Uma coisa eu sei. Pode não parecer, mas a Jardinagem Libertária é uma idéia perigosa. E é assim por que ela nos faz olhar o mundo à nossa volta como sendo nosso.
~~
~~
~~
Por muito tempo nós deixamos o controle das nossas cidades, das florestas e do mundo como um todo às autoridades. E o que aconteceu? Nas últimas décadas temos assistido enquanto o mercado imobiliário transforma nossas cidades em puleiros claustrofóbicos de concreto. Enquanto indústrias poluem nossos rios e mares. Enquanto as árvores, parques, calçadas, praças e espaços de convivência comunitária em geral são cobertos por asfalto para beneficiar o trânsito barulhento de máquinas particulares. Esse não é o mundo no qual nós queremos viver, e nós estamos aqui para dizer aos donos do poder e aos donos do dinheiro que o mundo não é deles.
~~

~~
As ruas são nossas! E nós vamos retomar o controle sobre elas! Nós vamos quebrar o concreto impermeável para deixar a Terra respirar. Nós vamos plantar árvores frutíferas para alimentar os pássaros e as crianças. Vamos plantar flores para as velhinhas e os amantes. Vamos convocar a vizinhança e criar uma horta comunitária para recobrar nossa autonomia alimentar e, quem sabe, nunca mais ver alguém passar fome por não ter dinheiro. Nós vamos reconstruir as cidades para que elas sirvam às necessidades de quem vive nelas. E não vamos pedir autorização para ninguém.
~~

Nenhum comentário: