sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dalton Machado Rodrigues

~~
O ROBERTO PRADO É UMA BESTA!


O que eu queria mesmo lhes dizer é que o Beco me ligou ontem às 4h47 da madruga e, na pressa de atender, quase esparramo pelo chão a Dona Zenóbia que, como eu, dormia profundamente.

- Alô, Roberto?

- Como você adivinhou que era eu?

- Palpite.

- Então jogue na loteria que você ganha.

- Menos, Beco. É que havia uma chance em 6 bilhões de que fosse outra pessoa.

- Ainda bem que você não estava dormindo.

- Imagine! Eu e Dona Zenóbia estamos dançando uma polca punk no último volume. Até tem uns caras com umas tochas acesas aí na frente de casa. É agora que o troço vai começar a esquentar.


- Ah que bom. Eu fico feliz por vocês. Mas me diga uma coisa, Dalton. Não é verdade que só os idiotas não se contradizem?

Quase caio duro, seco e arreganhado, mas com um esgar e a voz amarfanhada, arrisco:

- Sem dúvida, Beco.


- O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente.

Fulminado e sofrendo arrancos fenomenais que mais parecem convulsões da alma, amenizo:

- Verdade, Beco, a grande maioria vive de certezas absolutamente incríveis, com base no comprar e no imitar. A materialidade do mundo se incorporou na humanidade de tal maneira que engessou a alma do povo diante de um aparelho de TV.

- O diabo pode até citar as Escrituras e pregar os 10 mandamentos quando isso lhe convém, não é verdade?


Engulo em seco 3 ou 4 recôncavos baianos, mas suando frio e com a língua quase presa, resmungo:

- Prode terr celteza, Beeco. Mmas bocê não acha que... A besta desliga, me deixa falando sozinho com meus botões e não me deseja nem bom-dia. Mas isso não tem importância.


Trecho da crônica semanal que toda sexta
Dalton Machado Rodrigues,

o alter-ego do Polaco da Barreirinha,
escreve para o blog do
Professor Thadeu.


Link ao lado.
~~

Nenhum comentário: