segunda-feira, 21 de julho de 2008

QUEM SABE!?

~~
A areia movediça é um fenômeno bastante conhecido em filmes e desenhos em quadrinhos, onde sempre alguém que cai na areia movediça é tragado até desaparecer, representando a falsa imagem de um fenômeno bastante perigoso.

Na verdade, a areia movediça se forma quando o solo está saturado de água. Assim, finas e soltas partículas de areia ficam submetidas a um fluxo ascendente de água, reduzindo a fricção entre essas partículas e fazendo com que a areia tome uma característica semelhante a um líquido viscoso. Geralmente, esse fluxo de água responsável pela formação da areia movediça é proveniente da água presente no subsolo, podendo ocorrer em beiras de rios, praias, lagos e mangues.

Esse fenômeno não é tão perigoso quanto se imagina. Na verdade, quem cair dentro de um poço de areia movediça não irá afundar, já que a densidade do corpo humano é menor, portanto a pessoa irá flutuar. Embora seja extremamente raro existir um poço de areia movediça capaz de caber uma pessoa dentro, deve-se tomar o cuidado de não fazer movimentos bruscos, pois quanto mais movimentada, mais viscosa ficará, porém, morrer tragado diretamente pela areia movediça é um fato fisicamente impossível.

Os cientistas afirmam que uma pessoa que cai dentro da areia movediça tem metade do corpo afundado, porém ela não desaparece. Entretanto, a força necessária para retirar um pé preso na areia movediça é equivalente à necessária para levantar um carro médio. Assim, é aconselhável que a vítima não entre em pânico e que comece a balançar o pé, permitindo a entrada de água em torno dele e facilitando sua remoção.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

~~

Nenhum comentário: