quarta-feira, 22 de outubro de 2008

GRANDES CAGADAS DO ROCK!!

~~
Brian Epstein

Dick Rowe

Tudo começa em 1962: durante uma reunião entre Dick Rowe, um executivo da Decca Records A&R, e Brian Epstein, então empresário dos Beatles. Nesse encontro, um empolgado Epstein teve de engolir a recusa da gravadora, seguida da famosa frase "Guitar groups are on their way out", ou numa tradução livre, "bandas com guitarras estão saindo de cena".

Pouco tempo depois, Epstein assinava com a EMI, e o resto é história. Vale lembrar que só entre 1962 e 1968 os Beatles fizeram aproximados £7.8 milhões, um preço nada barato para uma inacreditável falta de percepção artística.

Em 06/05/1963: Dick Rowe, o executivo da Decca Records que passou para a posteridade como "o homem que recusou os Beatles", aceita uma dica de George Harrison e vai para o Crawdaddy Club, em Richmond, assistir os Rolling Stones. Lá ele se encontra com Andrew Oldham e Eric Easton, respectivamente empresário e agente da banda, e iniciam negociações para um contrato na gravadora.

Assim como os Beatles, os Rolling Stones também vivenciaram uma burrada para se recordar, mas dessa vez ela veio de dentro da própria banda. O protagonista foi ninguém menos do que Bill Wyman, ex-baixista e um dos membros fundadores do grupo.

Após as gravações do álbum Steel Wheels, de 1989, Wyman decidiu abandonar os Stones e se aposentar. Se tivesse comprado uma propriedade no campo e fugido de vez do estrelato, ele provavelmente não estaria na nossa lista, mas o que aconteceu foi bem diferente.

Após algum tempo parado o baixista voltou a trabalhar com música, e chegou a admitir que tocaria novamente com a banda "se eles pedissem", fato que nunca aconteceu. Para piorar, está documentado que os Rolling Stones fizeram a turnê mais lucrativa de 2006 e são a banda mais cara para shows privados da atualidade.

Já Wyman segue lançando livros sobre o ex-grupo e fazendo turnês com a Bill Wyman's Rhythm Kings. Se arrependimento matasse...
~~

Nenhum comentário: