quarta-feira, 1 de abril de 2009

PELÉ NO VASCO!*

~~
*Para os meus amigos Mola Jones e Rubens K.
~~

~~
Pelé vestiu a camisa do Vasco no início da sua carreira, em junho de 1957, em três partidas no Maracanã. Naquela ocasião, a equipe principal do Vasco excursionava na Europa e Vasco e Santos formaram um combinado para participar da Taça Morumbi, um torneio amistoso internacional com partidas no Rio e em São Paulo. Entre os jogadores cedidos pelo Santos, um adolescente de 16 anos, ainda reserva, despontando para o futebol, cujo nome ninguém sabia ao certo se era Pelê ou Pelé.
O torneio nunca chegou ao fim, pois não despertou muito interesse junto ao público e os seus organizadores resolveram suspendê-lo devido aos prejuízos financeiros. O Combinado Vasco-Santos atuou quatro vezes, as três primeiras no Rio com o uniforme do Vasco e a última em São Paulo com o uniforme do Santos. Pelé marcou gols em todas as partidas, inclusive um sobre o Flamengo.
~~
Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses (Portugal) - Pelé, 3 gols.
Vasco-Santos 1 x 1 Dínamo Zagreb (Iugoslávia)
Vasco-Santos 1 x 1 Flamengo
Vasco-Santos 1 x 1 São Paulo
~~

4 comentários:

sidney disse...

pois é...
mas somente nos santistas tivemos o privilegio de ter o Rei!

Flávio Jacobsen disse...

Tem outra que o Mola e o Rubens iam gostar de ouvir. Segundo o vascaíno Sérgio Cabral (o pai), o Vasco foi o primeiro time brasileiro a admitir negros, isso lá por 1920 e tal. Conclusão do brilhante Sergião: se não fosse o Vasco, Pelé não teria acontecido. Rá!

sidney oliveira disse...

Caro Flavio

Pode ser que no RJ tenha sido assim, mas o Santos (que é de 1912)teve em seu primeiro time de futebol negros e mestiços. Diferente do rival local Santos Atletic (hj um clube social). o glorioso SC Internacional (de 1909) teve historia semelhante.
De todo modo SALVE os clubes que entenderam toda a riqueza de nossas misturas.
abraços

Flávio Jacobsen disse...

È isos aí Sidão. Bem, a frase é do Ségião Cabral. Eles que são Vasco que se entendam lá na segundona, hehehe. Mas isso aí, viva a riqueza da nossa mistura.