quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PIADA MORTAL?!

~~

Cidade turca processa Hollywood

A localidade de Batman, no sul da Turquia, quer processar Christopher Nolan, diretor da mais recente série de filmes do famoso personagem de mesmo nome, por usar o nome sem autorização da cidade segundo a norma internacional de direitos de propriedade intelectual.

O prefeito de Batman, Hüseyin Kalkan, disse à imprensa local que os direitos de propriedade intelectual do nome Batman pertencem à cidade, após dizer que a prefeitura trabalha com analistas jurídicos para preparar um processo por usar seu nome sem permissão.

A Prefeitura de Batman também planeja levar aos tribunais as empresas que usarem o nome em brinquedos e outros produtos.

Ao falar da abertura há três anos de um cinema em Batman dedicado ao cineasta turco Yilmaz Güney, o prefeito declarou que, a princípio, quis estreá-lo com a exibição de uma seqüência do Homem-Morcego, mas acabou sendo projetado um filme do diretor de origem curda.

Kalkan deixou claro que "só há um Batman no mundo. Os produtores americanos de cinema usam o nome da província sem nossa permissão. Processaremos quem usar o nome de Batman e, se for necessário, iremos aos tribunais dos Estados Unidos".

Batman é o nome de uma província no sudeste da Turquia habitada em sua maioria por pessoas de origem curda. A cidade, de 239 mil habitantes, cresceu rapidamente após a descoberta de jazidas de petróleo, na década de 1940.

Seus primeiros habitantes datam do Neolítico, mas o primeiro assentamento foi fundado em terrenos pantanosos e desapareceu, segundo uma versão histórica.

O super-herói Batman nasceu em 1939 nos EUA, um ano antes de a cidade homônima se destacar por suas jazidas petrolíferas.
~~

Nenhum comentário: