quinta-feira, 6 de março de 2008

PATIFE BAND

~~


Patife Band é uma banda formada em 1983 em São Paulo que mistura punk rock com composição dodecafônica e representa um dos expoentes do movimento que ficou conhecido como Vanguarda Paulista que se somou a um movimento global de inovações ocorridas na década de 1980, principalmente nos países mais industrializados, nas composições de gênero rock e punk rock incorporando métodos mais rebuscados e experimentais na métrica e ritmo das músicas.

Inicialmente formada por Paulo Barnabé (voz), André Fonseca (guitarra e voz), Sidney Giovenazzi (baixo e voz) e James Müller (bateria), teria já em 1984 o baterista substituído por Cidão Trindade. Paulo Barnabé foi quem, depois de experiências com o irmão Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, montou o grupo.

O primeiro disco da banda foi lançado em 1985 pelo selo Lira Paulistana que ganhou destaque com a versão para o clássico da Jovem Guarda "Tijolinho", de Wagner Benatti. No ano seguinte, participaram da trilha sonora do filme "Cidade Oculta", de Chico Botelho, com a música "Pregador maldito".

Em 1987 lançaram o LP "Corredor polonês", pela gravadora WEA, disco no qual a banda interpretou "Pesadelo" e "Tô tenso", "Teu bem" (regravada por Cássia Eller), "Chapeuzinho Vermelho", "Vida de operário" (de autoria do Excomungados e regravada pelo grupo mineiro Pato Fu).

Em 2002, a gavadora WEA relançou em cd o disco "Corredor polonês".

Em 2004 uma composição da banda foi incluída na coletânea "The sexual life of the savages", do selo londrino Souljazz.

Em 2005 a banda gravou o cd "Ao vivo" no "Festival DemoSul", em Londrina.
~~

Nenhum comentário: