Galinha é parente mais próximo do Tiranossauro
EUA - Pesquisadores das Universidades Harvard e Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, afirmam que o tiranossauro rex tem como parente mais próximo as aves, como avestruzes e galinhas, e jacarés apenas como primos distantes.
A descoberta publicada na revista Science foi possível graças a comparação entre proteínas encontradas em um fóssil de tiranossauro e material coletado de 21 espécies de animais existentes no mundo atual. Segundo seus autores, a análise confirma, em nível molecular, a ligação entre dinossauros e aves, uma conexão já havia sido feita por razões de semelhança anatômica.
A proteína usada no estudo veio de colágeno extraído de um fêmur de tiranossauro de 68 milhões de anos descoberto nos EUA em 2003. A presença do colágeno preservado no osso fossilizado foi detectada em 2005. Os autores do trabalho atual argumentam que o resultado que obtiveram indica que o colágeno detectado realmente era do dinossauro, e não fruto de contaminação posterior.
"Os resultados vão ao encontro de previsões antes feitas a partir da anatomia do esqueleto, de onde foi retirada a primeira evidência molecular sobre a relação de evolução do dinossauro", disse Chris Organ, pesquisador de Harvard.
A mesma equipe de pesquisadores usou dados de proteína de mamute para confirmar o parentesco entre esse animal e os elefantes modernos. Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos, provavelmente como resultado do impacto de um asteróide com a Terra, na região onde hoje é a Península de Yucatán, no México.
~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário