quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

OS KLINGONS - KRONOS

~~

~~
Os klingons são uma 'raça' alienígena fictícia criada para a série televisiva Star Trek.

~~


O Klingons são uma raça humanóide de guerreiros com origem no planeta natal chamado Qo'noS (Kronos). Eles são povo orgulhoso e tradicional que avaliam honra pessoal e familiar acima de tudo. Sua cultura agressiva os tornaram um poder militar temido e respeitado por todos. Também a fisiologia Klingon é bastante diferente, vários órgão vitais tem redundâncias múltiplas. Esta característica física, conhecida como brak'lul, permite aos guerreiros Klingons uma resistência enorme a ferimentos mortais durante uma batalha.

O Lar dos Klingons é um planeta classe M, quase toda a sua superfície é de massa terrestre, existe pouca vegetação e pouca água superficial (oceanos, rios ou lagos). Este clima árido ajudou a evoluir apenas espécies carnívoras e perigosas entre os animais do planeta. A temperatura local é elevada devido ao efeito estufa gerado por uma densa camada de dióxido de carbono na atmosfera do planeta.


~~

Sim. (resposta a uma pergunta) - HIja'
Não. (resposta a uma pergunta) - ghobe'
Sim, OK, eu farei isso. - Qo'
Olá. - nuqneH
O quê está acontecendo? - qaStaH nuq?
Hã? - nuqjatlh?
Eu entendi. - jIyaj
Eu não entendi. - jIyajbe'
Bom! (expressão de satisfação) - maj
A testa da sua mãe é lisa! - HaB SoSlI' Quch! (o pior insulto para um klingon)
Onde é o banheiro? - nuqDaq 'oH puchpa''e'
Venha aqui! - HIqhoS
Hoje é um bom dia para morrer.- Heghlu'meH QaQ jajvam
Nós somos Klingons! - tlhIngan maH!
Cale a boca! - bIjatlh 'e' yImev (para mais de uma pessoa: Sujatlh 'e' yImev)
Feliz Aniversário. - qoSlIj DatIvjaj
Abra a porta! - lojmIt yIpoSmoH!
~~



~~
O Instituto da Língua Klingon (Klingon Language Institute, em inglês) é uma organização devotada a estudar e ensinar a língua klingon (ficcional), oriunda do universo da série de ficção científica Star Trek. Foi fundado em 1992, e publica um periódico trimestral intitulado HolQeD (língua científica). A cada ano, comporta um qep'a' (encontro), aberto a todos os membros.
~~

Nenhum comentário: