quinta-feira, 5 de março de 2009

MAS, AFINAL, QUEM FOI BELFORT DUARTE?!

~~

~~
João Evangelista Belfort Duarte (São Luís, 27 de novembro de 1883 — Campo Belo, 27 de novembro de 1918) foi um futebolista brasileiro e um dos fundadores da Associação Atlética Mackenzie College, primeiro clube brasileiro verdadeiramente de brasileiros, pois, as grandes equipes na época eram de ingleses como o São Paulo Athletic Club.
Mudando-se para o Rio de Janeiro, por diversos motivos foi atuar no América Football Club, onde acabou se tornando além de jogador, técnico e diretor geral do futebol. Disciplinador e exigente, proibia atletas beberrões e fumantes dentro do seu clube, sendo que em 1908 trocou a camisa preta do clube pela atual camisa vermelha. Foi Belfort quem abriu as portas do América ao atleta negro, e tinha tanto amor pelo clube que passou a viajar pelo Brasil, para divulgar o clube rubro e fundar novos "Américas" onde fosse possível.
Belfort Duarte, como ficou conhecido, ajudou o América a ser campeão carioca pela primeira vez em 1913 e foi o capitão do time, até sua última partida no dia 11 de julho de 1915,contra o Flamengo.
Entusiasta do esporte, ainda fez muita coisa pelo futebol, tendo sido ele quem promoveu a primeira visita de um time estrangeiro ao país, e também quem traduziu as regras de futebol do inglês para o português.
Belfort Duarte pregava respeito total aos adversários, e até denunciou um pênalti cometido por ele mesmo e que o juiz não havia visto. Tamanha era a sua lealdade e honradez, que inspirou a criação de um prêmio com o seu nome Prêmio Belfort Duarte. O Prêmio, instituído pelo Código Brasileiro de Futebol em 1945 e oferecido a partir de 1946, previa a entrega de uma medalha de prata para o jogador profissional, ou de ouro, para o amador que passasse dez anos sem ser expulso, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais. O atleta recebia também um diploma e passava ser reconhecido por seus relevantes serviços prestados ao futebol. Telê Santana, Didi e Vavá foram alguns dos que conquistaram o prêmio.
Belfort Duarte faleceu estranhamente assassinado no dia 27 de novembro de 1918, exatamente quando completava trinta e cinco anos de idade, quando convalescia da gripe espanhola, em Campo Belo, Minas Gerais.
~~
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
~~

Nenhum comentário: