domingo, 22 de fevereiro de 2009

XPTO!!!!

~~
XPTO, ou X.P.T.O. (pron. "xis pê tê ó") é uma abreviatura da palavra grega "Χριστός" ("Christós" = Cristo). As letras X (qui), ρ (ró), τ (tau) e o (omicron) foram seleccionadas e capitalizadas para formar a abreviatura.
Não sendo usada em contexto denotativo — i.e. no estudo de monumentos, moedas, documentos e quaisquer outros suportes desta sigla, tanto como elemento decorativo como em inscrição, onde se refere por extenso e em português ("Cristo") —, esta sigla popularizou-se e ganhou em Portugal dois significados:
Acepção jocosa que se traduz, em contexto irônico, por "sofisticado" ou "de qualidade", frequentemente reforçado com o adjectivo "todo": «Compraste logo o computador mais X.P.T.O.», «Um carro todo X.P.T.O.». Semelhante ao uso em gíria brasileira de "mauricinho", no papel de adjectivo. (Significado mais frequente.); Forma de indicar "qualquer" quando é necessário utilizar um nome genérico em exemplos (nomeadamente em programação), de forma semelhante a "Acme" em inglês. (Significado menos frequente). No Brasil, apenas o segundo significado é usado.
~~

Nenhum comentário: